Objetivos e Metas de Aprendizagem Para o Metaletramento

Objetivo 1. Avaliação do conteúdo e dos próprios preconceitos

  1. Verificar o conhecimento, mas reconhecer que existem especialistas. (Afetivo Cognitivo)
  2. Reconhecer que o conteúdo nem sempre é produzido por razões legítimas e que existem preconceitos sutis e evidentes. (Cognitivo)
  3. Refletir sobre o sentimento em relação às informações ou a um ambiente de informações para considerar várias perspectivas. (Afetivo, Metacognitivo)
  4. Buscar informações conscientemente de um espectro de pontos de vista e fontes. (Comportamental)
  5. Determinar como o objetivo, o tipo de documento e o modo de entrega de uma fonte afetam seu valor para uma situação específica. (Cognitivo, Comportamental)
  6. Fazer uma distinção entre comentário editorial e uma perspectiva baseada em pesquisa, reconhecendo que valores e crenças estão incorporados em todas as informações. (Cognitivo)
  7. Determinar o valor das informações formais e informais de diversas fontes on-line, como acadêmicos, gerados por usuários e OERs. (Cognitivo)
  8. Avaliar as informações geradas pelos usuários em ambientes de mídia social e diferenciar opinião e fato. (Comportamental, Cognitivo)
  9. Avaliar criticamente as informações de todas as fontes, incluindo conteúdo dinâmico que circula online. (Comprotamental)
  10. Examinar como você se sente sobre as informações apresentadas e como isso afeta sua resposta. (Afetivo, Metacognitivo)

Objetivo 2. Envolver-se com toda a propriedade intelectual de forma ética e responsável

  1. Diferenciar entre produzir informações originais e remixar conteúdo licenciado abertamente. (Cognitivo)
  2. Desafiar-se a formular abordagens éticas e inovadoras para desenvolver as ideias de outras pessoas que você achar empolgantes e interessantes. (Afetivo, Metacognitivo)
  3. Refletir sobre como integrar de maneira efetiva e ética a propriedade intelectual de outra pessoa em suas próprias produções originais e reformulada. (Metacognitivo)
  4. Produzir e compartilhar com responsabilidade informações originais, reformular eticamente e adaptar novamente o conteúdo licenciado abertamente. (Comportamental)
  5. Fazer uma distinção entre informações públicas e pessoais e tomar decisões éticas e conscientes sobre o compartilhamento adequado de informações on-line. (Comportamental, Cognitivo)
  6. Diferenciar entre direitos autorais, bens comuns criativos e licenças abertas na criação e no licenciamento de conteúdo original e redirecionado. (Comportamental, Cognitivo)
  7. Identificar e seguir as expectativas específicas de atribuição de propriedade intelectual na configuração em que você está trabalhando. (Comportamental, Cognitivo)

Objetivo 3. Produzir e compartilhar informações em ambientes colaborativos e participativos

  1. Ver-se como produtor assim como consumidor de informações. (Afetivo, Metacognitivo)
  2. Participar de forma consciente e ética em ambientes colaborativos. (Comportamental)
  3. Proteger a privacidade pessoal e proteger ativamente as próprias informações online. (Comportamental, Cognitivo)
  4. Compartilhar conhecimento com precisão e eficácia por meio da produção de conteúdo, usando formatos e plataformas apropriados e em evolução. (Comportamental)
  5. Traduzir as informações apresentadas de uma maneira para outra, a fim de melhor atender às necessidades de um público específico. (Comportamental, Cognitivo)
  6. Reconhecer que os alunos também são professores e ensinar o que você sabe ou aprende em ambientes de colaboração. (Afetivo, Comportamental, Cognitivo)
  7. Avaliar e verificar criticamente o conteúdo gerado pelo usuário e aplicar adequadamente na nova criação de conhecimento. (Comportamental, Cognitivo)
  8. Reconhecer diversos valores e normas culturais para criar e compartilhar informações para o público global. (Comportamental, Cognitivo)

Objetivo 4. Desenvolver Estratégias de Aprendizado para Atingir Objetivos Pessoais e Profissionais ao Longo da Vida

  1. Reconhecer que o aprendizado é um processo e que refletir sobre os próprios erros e falhas nos leva a novas idéias e descobertas. (Metacognitivo)
  2. Avaliar o aprendizado para determinar o conhecimento adquirido e as lacunas no entendimento. (Cognitivo, Metacognitivo)
  3. Reconhecer que o pensamento crítico depende do conhecimento de um sujeito e buscar ativamente um entendimento mais profundo por meio de investigação e pesquisa. (Afetivo, Comportamental, Cognitivo e Metacognitivo)
  4. Valorizar persistência, adaptabilidade e flexibilidade na aprendizagem ao longo da vida. (Metacognitivo)
  5. Adaptar-se a novas situações de aprendizagem e ser flexível sobre as diversas abordagens à aprendizagem. (Afetivo, Comportamental)
  6. Adaptar-se e compreender as novas tecnologias e o impacto que elas têm na aprendizagem. (Afetivo, Comportamental)
  7. Comunicar e colaborar efetivamente em espaços compartilhados para aprender de várias perspectivas. (Comportamental, Cognitivo)
  8. Participar de um aprendizado informado e auto-direcionado que incentive uma visão de mundo mais ampla através do alcance global do ambiente de mídia social atual. (Comportamental, Metacognitivo)
  9. Aplicar a aprendizagem do metaliterado como um valor e uma prática ao longo da vida. (Metacognitivo)

Translated by Maria Pinheiro, doctoral student at the Faculty of Information Science at the University of Brasília, March 5, 2020.